2 de janeiro de 2009

Monte seu negócio - PADARIA

Tipo de Negócio: Padaria
Tipo de Produtos: Pão
Setor da Economia: Terciário
Investimento Inicial: R$ 41 mil
Investimento Fixo: R$ 31,8 mil
Custo Fixo Mensal: R$ 2,2 mil
Reserva Técnica: R$ 2 mil
Capital de Giro: R$ 7,2 mil
Faturamento Mensal: R$ 16 mil
Funcionários: 4
Área Mínima: 120 m2
Grau de Risco: Médio, varia de acordo com os custos do aluguel e a falta de mão de obra especializada.
Estrutura: Infra-estrutura mínima: água, luz e telefone; espaço para máquinas e equipamentos de preparo das massas, como, assadeira, cilindro, forno, balança, medidores de água, etc.
NOTAS:
1. Investimento para uma produção de 130 mil pães por mês.
2. O investimento inicial é a soma do investimento fixo, capital de giro e reserva técnica.
3. Pode-se incrementar o negócio com a comercialização de Leite, Confeitos, Bebidas, Frios, etc...
Artigo de JornalFonte: Folha de São Paulo
AUTOR: Vinícius PreciosoData Publicação: 01/08/1999
TENDÊNCIA DE MERCADO - PADARIA - PANIFICAÇÃO - PÃO HIPERGELADOTítulo: PADARIAS MUDAM PARA DRIBLAR CRISEPADARIAS MUDAM PARA DRIBLAR CRISE
Nos próximos anos, a padaria como conhecemos hoje, que ocupa grandes pontos em esquinas e vende um pouco de tudo, vai ganhar uma nova cara para conseguir sobreviver.Duas novas tendências - o pão hipergelado e o - vêm mexendo com os 105 mil pequenos empresários do setor, que tentam escapar de uma marca negativa: desde 95, aproximadamente 8.000 padarias fecharam no país.Com cerca de R$ 30 mil já é possível montar um ponto-quente, denominação da padaria que trabalha com os hipergelados, que podem decretar o fim dos grandes fornos nos estabelecimentos. Os ganhos também podem subir, como na padaria Archibread, que está adotando o novo sistema. A intenção é elevar o lucro mensal de R$ 2.000 para R$ 6.000.Hipergelado - O pão hipergelado é feito em uma fábrica própria, utilizando-se processo similar ao tradicional. Mas, antes de assar por completo, ele é congelado -para ser transportado em caminhões refrigerados até as padarias. Uma vez no ponto-de-venda, são necessários dez minutos para descongelar e terminar de assar o pão. Para o consumidor, nada muda: a aparência e o sabor são os mesmos do tradicional. A diferença é sentida pelo dono da padaria, que gastava quatro horas confeccionando o pão, contra os dez minutos atuais. "Antes, as fornadas eram programadas seguindo o fluxo de clientes e não passavam de três por dia (manhã, tarde e início da noite)", conta Ange Guimera, 66, proprietário da padaria La Republique, na praça da República, região central de São Paulo, que usa esse tipo de produto. "Com o hipergelado, é só tirar do congelador. Assim, dá para ir assando à medida que os consumidores vão chegando." Como as fornadas são constantes, o cheiro de pão quente pode ser sentido na rua a qualquer hora. "E esse é um dos principais marketing das padarias."Montagem - Para montar o ponto-quente, são necessários pequenos espaços, que variam de 30 m2 a 100 m2. Uma padaria normal tem em média 120 m2, pois precisa de uma área maior, geralmente no subsolo ou nos fundos, para fazer o pão. Entre os equipamentos, o mais caro é o congelador, onde serão armazenados os pães hipergelados que chegam da fábrica. O preço varia de R$ 1.500 a R$ 2.500 o m3. O ideal é um de 9 m3, que sai por R$ 20 mil, com capacidade de estoque para três dias. O empreendedor também deve adquirir um forno -que custa em média R$ 5.000-, vitrines, balcões e acessórios. Montar a padaria tradicional exige, além de uma área maior, outros equipamentos, como cilindros para bater a massa, modeladoras, divisoras e armários para o crescimento dos pães. Nesse caso, o investimento inicial no negócio pode chegar a R$ 90 mil.

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